Esse evento surge a partir da realização do I SIPCEMP - Simpósio sobre Produção Científica da Educação Matemática Paulista, ocorrido no ano de 2006, na Universidade Cruzeiro do Sul sob a responsabilidade da SBEM Regional São Paulo. Houve a realização do II SIPCEMP no ano de 2007.
A partir da iniciativa do GEPFPM (Grupo de Estudos e Pesquisas de Formação de Professores que Ensinam Matemática), foi criado o I Fórum de Discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática, ocorreu em novembro de 2011, na Unesp – Campus Rio Claro. O fórum teve como objetivos principais:
-
Promover uma reflexão crítica sobre os pilares da pesquisa no Brasil, ressaltando os seus entraves, possibilidades e limitações em distintas perspectivas – epistemológica, histórica, sócio-cultural, econômica e acadêmica
-
Subsidiar a produção de uma publicação conjunta e compartilhada com diferentes pesquisadores sobre a temática do Evento.
Ocorrido em março de 2013, na Faculdade de Educação da Unicamp, o II Fórum de Discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática contou com cinco grupos de discussão:
GD 1: Pesquisa em Formação de Professores em Educação Matemática
GD 2: Pesquisa em Práticas Escolares em Educação Matemática
GD 3: Pesquisa em História na/da Educação Matemática
GD 4: Pesquisa em Currículo, Avaliação e Tecnologia em Educação Matemática
GD 5: Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática
Em maio de 2015, o III Fórum de Discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil foi realizado na PUC-SP, com a organização em onze grupos de discussão:
GD 1: Pesquisa em Formação de Professores em Educação Matemática
GD 2: Pesquisa em Práticas Escolares em Educação Matemática
GD 3: Pesquisa em História na/da Educação Matemática
GD 4: Pesquisa em Currículo e Avaliação em Educação Matemática
GD 5: Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática
GD 6: Pesquisa em Tecnologia em Educação Matemática. EaD
GD 7: Matemática e diversidade: EJA e Inclusão
GD 8: Educação Algébrica
GD 9: Educação Estatística e Financeira
GD 10: Educação Geométrica
GD11: Ensino de Cálculo e Análise