top of page

Esse evento surge a partir da realização do I SIPCEMP - Simpósio sobre Produção Científica da Educação Matemática Paulista, ocorrido no ano de 2006, na Universidade Cruzeiro do Sul  sob a responsabilidade da SBEM Regional São Paulo. Houve a realização do II SIPCEMP no ano de 2007.

A partir da iniciativa do GEPFPM (Grupo de Estudos e Pesquisas de Formação de Professores que Ensinam Matemática), foi criado o I Fórum de Discussão: Parâmetros Balizadores  da Pesquisa em Educação Matemática, ocorreu em novembro de 2011, na Unesp – Campus Rio Claro. O fórum teve como objetivos principais:

  1. Promover uma reflexão crítica sobre os pilares da pesquisa no Brasil, ressaltando os seus entraves, possibilidades e limitações em distintas perspectivas – epistemológica, histórica, sócio-cultural, econômica e acadêmica

  2. Subsidiar a produção de uma publicação conjunta e compartilhada com diferentes pesquisadores sobre a temática do Evento.

 

Ocorrido em março de 2013, na Faculdade de Educação da Unicamp, o II Fórum de Discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática contou com cinco grupos de discussão:

GD 1: Pesquisa em Formação de Professores em Educação Matemática

GD 2: Pesquisa em Práticas Escolares em Educação Matemática

GD 3: Pesquisa em História na/da Educação Matemática

GD 4: Pesquisa em Currículo, Avaliação e Tecnologia em Educação Matemática

GD 5: Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática

 

Em maio de 2015, o III Fórum de Discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil foi realizado na PUC-SP, com a organização em onze grupos de discussão:

GD 1: Pesquisa em Formação de Professores em Educação Matemática

GD 2: Pesquisa em Práticas Escolares em Educação Matemática

GD 3: Pesquisa em História na/da Educação Matemática

GD 4: Pesquisa em Currículo e Avaliação em Educação Matemática

GD 5: Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática

GD 6: Pesquisa em Tecnologia em Educação Matemática. EaD

GD 7: Matemática e diversidade: EJA e Inclusão

GD 8: Educação Algébrica

GD 9: Educação Estatística e Financeira

GD 10: Educação Geométrica

GD11: Ensino de Cálculo e Análise

 

HISTÓRICO

bottom of page